Um Apartamento Elegantemente Sóbrio

Posted on Posted in Decoração, Estilo

Quando eu vi as fotos da transformação deste apartamento fiquei encantada e ainda mais apaixonada pela minha profissão. É uma delícia criar um ambiente do zero, mas fazer um makeover é bom demais!!!

O que vocês vão ver logo abaixo é a transformação de um apartamento escuro, apertado e abarrotado de livros, dvd’s e cd’s, para um apartamento elegantemente sóbrio.

Os moradores desse apartamento de 72m² em Paris, precisavam adequar o imóvel as suas necessidades: que a cozinha ficasse no centro do apartamento, que o banheiro se conectasse ao quarto (sim, a cozinha antes separava esses ambientes) e muito espaço para guardar seus inúmeros livros, Cd’s e Dvd’s.

Quem trouxe as soluções foi a designer de interiores Hélène Paoli, do escritório Archipelles. Antes de começar a desenhar, a designer passou horas e horas com seus clientes para descobrir seus hábitos. “Observar seu estilo de vida me permite entender melhor suas necessidades especialmente em termos de armazenamento”, explica. O número de armários, prateleiras e estantes foi ajustado de acordo com a quantidade exata de objetos dos proprietários.

Para destacar sem interferir nas composições, a designer optou por linhas retas e uma paleta de cores neutra que mescla madeira, branco e cinza – com exceção da sala, que ganhou um sofá em tom de azul a pedido do morador.

Ao colocar a cozinha no centro do apartamento e de frente para a porta de entrada, ela ficou muito exposta aos olhares, assim Hélène desenhou uma divisória sendo metade fechada e a outra em vidro, de modo que a bancada de trabalho fique completamente escondida. O revestimento de piso e parede brinca com a sobriedade do branco e cinza, dando personalidade ao ambiente.

De frente para a cozinha, uma parede de guarda-roupa inteira que a designer personalizou e reorganizou oferecendo maior capacidade de armazenamento aos proprietários.

O lavabo foi decorado com o mesmo espírito que a cozinha. O revestimento veste o chão e a parede criando um grande tapete que reforça o efeito sóbrio do apartamento. Aproveitando todos os cantinhos, a designer criou uma estante para acomodar uma boa parte dos livros dos proprietários.

O quarto permaneceu implantado no mesmo local, porém o layout mudou completamente. Agora, o quarto se comunica diretamente com o banheiro através de uma grande porta de correr.

Desejando aumentar a capacidade de armazenamento da habitação, a designer de interiores imaginou uma cabeceira oca. “Os painéis escondem os armários, que são acessados puxando a cama”, revela Hélène Paoli. O painel é complementado por dois armários posicionados em ambos os lados da cabeceira.

Com azulejos brancos e cinzas, o banheiro está em perfeita sintonia com os outros ambientes do apartamento.

Fotografia: Alexis Paoli / Maison a Part

Não ficou incrível essa transformação?! Não esqueça de compartilhar esse post se você gostou!

Um beijo e até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *