Cabeceira de Cama – Como Escolher?

Posted on Posted in Decoração, Dicas

A cama é o elemento central de um quarto, e ao falar nela é inevitável não pensar na cabeceira… quase como aquela música: “Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim, sem você…” kkkkkkk.

Já foi o tempo em que a cabeceira e a cama vinham junto, mas não é por isso que vamos abandoná-la. Pelo contrário, agora temos liberdade para escolher como queremos, e dar um toque de personalidade ao quarto.

Existem 2 fatores essenciais na hora da escolha da sua cabeceira: fator técnico e o fator funcional.

O fator Técnico refere-se ao comprimento e altura do pé-direito do seu quarto. Para quartos estreitos cabeceiras baixas – aproximadamente 30cm acima da altura da cama – e horizontais, ocupando todo o comprimento da parede, deixando o quarto mais amplo.

Já os quartos com pé-direito baixo, opte por cabeceiras que vão até o teto, para alongar o ambiente.

Mas se seu quarto é proporcional, a cabeceira ocupando o espaço em volta da cama é o ideal. Você pode usar o seguinte cálculo: para altura da cabeceira, divida a altura da parede por 2 (se a sua parede tem 2,40cm a cabeceira terá 1,20cm). E de largura ter 30cm a mais de cada lado da cama.

Já o fator Funcional é definir qual uso você quer dar a cabeceira. Para cabeceiras decorativas você pode usar painel de madeira, adesivos ou pintura que simulam uma cabeceira, cabeceiras de ferro ou até mesmo uma porta/janela antiga. Elas são super originais e trazem charme ao quarto, porém não oferecem conforto e apoio que as cabeceiras acolchoadas dão.

Por isso, se você gosta de se recostar na cama para ler um livro ou ver televisão, o ideal são as cabeceiras estofadas. Mas atenção na altura, para dar um bom apoio às suas costas – 90cm a 1,10cm de altura – e na escolha do tecido, pois como você vai se recostar frequentemente, é aconselhável um tecido resistente e de fácil manutenção.

Então deixa a criatividade rolar e inspire-se com estas cabeceiras.

– Cabeceiras Decorativas: adesivo, portas antigas, remos, madeira…

– Se a sua parede for revestida com papel de parede, escolha para a cabeceira uma cor neutra para não conflitar com o papel.

– Agora, se a parede for neutra, você pode usar e abusar das cores, podendo usar estampas ou vários materiais.

– As cabeceiras estofadas podem receber taxas, capitonês, botonês, além de fita de LED para dar um charme a mais.

– Aposte na sobreposição de cabeceiras ou cabeceiras irregulares para uma decor contemporânea.

– Almofadões fazem vez de cabeceira.

– Podem servir de apoio a quadros, livros, abajour.

Se você gostou, não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e nas redes sociais.

Beijos e até o próximo post. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *