5 Modelos De Cozinhas

Posted on Posted in Cozinha, Dicas

A cozinha é o ambiente da casa que mais mudou nos últimos tempos. Não só de preferência – para muitos hoje o coração da casa – mas também de tamanho – estão encolhendo assim como os apartamentos.

É nesta hora que entra em cena o planejamento, pois a cozinha é uma estação de trabalho composta por 3 atividades básicas: armazenar (geladeira), preparar (pia) e cozinhar (fogão), que devem estar dispostas de forma triangular, facilitando a movimentação dentro da cozinha. Em razão disso é essencial contar com a ajuda de um profissional, que irá transformar sua pequena cozinha em um ambiente funcional e prático.

A seguir apresento 5 tipos de cozinhas, de formatos diferentes, e suas soluções.

1 – Cozinha Linear

Hoje em dia é a mais comum em apartamentos, ela exibe as 3 atividades básicas lado a lado. Não chega a formar o triângulo de trabalho, mas se bem planejado pode ser funcional. O ideal é que a pia fique entre a geladeira e o fogão, e entre eles uma bancada de apoio.

Fonte 2L Arquitetura e Interiores

Fonte Studio Boscardin.Corsi

2 – Cozinha Corredor

Recebe este nome pois geralmente conecta diferentes ambientes, e há bancadas dos dois lados. Por isso o ideal é ter entre as bancadas 120cm de passagem, para facilitar a abertura das portas de armários e circulação. Esse modelo permite criar um triângulo de trabalho perfeito.

Fonte Paula Gambier

Fonte SP Estudio

3 – Cozinha em “L”

Geralmente é possível em uma cozinha ampla, onde aproveitamos duas paredes ortogonais para bancada e armários, e sobra uma boa área livre para mesa de refeições.

Fonte Behance

Fonte Decorfácil

4 – Cozinha em “U”

Muito parecida com a cozinha corredor, a vantagem é que ganhamos uma parede para mais bancada e armário facilitando a distribuição dos equipamentos e utensílios. Nesse formato podemos escolher uma das paredes para receber tudo que é alto, geladeira, torre de fornos, despensa. Sem esquecer da circulação de 120cm entre bancadas.

Fonte Pass Architeket

Fonte Archzine

5 – Cozinha em Ilha

Quem nunca sonhou com uma cozinha ilha para receber os amigos enquanto você exibe seus dotes culinários?! Esta cozinha fica integrada com a sala, e apenas a bancada, chamada de ilha, separa os ambientes. Lembrando que leva esse nome pois você circula por ela, então respeite uma circulação de no mínimo 60cm.

Nesta ilha você pode ter o fogão, a pia e até mesmo uma bancada de refeições.

Fonte Nicole Franzen

Fonte Cantilever

Agora que você conhece os principais tipos de cozinha é hora de pensar nas possibilidades da sua. Mas lembre-se, cada projeto vai ter sua particularidade com fatores inerentes como pontos de água, esgoto, gás, posição de janelas, circulação, dimensões e até mesmo o manual técnico de cada eletrodoméstico.

Por isso conte sempre com a ajuda de um profissional que irá transformar sua cozinha de acordo com as suas necessidades e possibilidades que o seu espaço oferece.

Vamos planejar sua cozinha?!

2 thoughts on “5 Modelos De Cozinhas

  1. Parabéns Silvia! Tenho acompanhado o teu blog e curtido muitas dicas úteis para pequenas adaptações na minha casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *